sábado, 7 de fevereiro de 2009

Futebol civilizado


Fui a um estádio de futebol europeu pela primeira vez semana passada. Bom, há quem diga q Portugal não faz parte parte do continente auropeu, mas do africano, ainda assim, o estádio em q estive pertence a este velho mundo.

Quarta-feira, às 19 horas. Marcamos o encontro na frente do Alvalade, estádio do Sporting. Mas não vai ter muito tumulto?, perguntei eu. Não, é tranquilo, me responderam. Ok. E era verdade, mesmo com a chuva, estava tudo sossegado. Sem considerar o atraso dos meninos, o encontro foi rápido. Na hora de entrar, claro q tive q mostrar minha bolsa e o Victor ficou sem o "chapéu-de-chuva" dele, mas nada de ser apalpada demais!

Quando sentei e olhei aquele lugar limpo e organizado, me senti noutro mundo! Tirando os jogadores em campo correndo atrás da bola, em nada aquele lugar lembrava um estádio no Brasil. Pode parecer exagero meu, mas era um ambiente diferente daquele barulhento, confuso e passional a que estava habituada . E era um clássico do futebol português, Sporting e F.C Porto!

As torcidas organizadas são bem menores, quase como um grupo de amigos. Não digo que sejam menos apaixonados, também gritavam, cantavam e empunhavam bandeiras, mas quatro grupos pequenos e distantes uns dos outros, acabavam por perder a força.

No final da partida, vimos alguns políciais se aproximarem da torcida adversária, pensei que fosse ter alguma confusão, mas nem perto disso. Ao redor do estádio também havia vários carros da polícia estacionados, mas talvez fosse por falta de outro estacionamento.

Vitória do "clube" da casa!

2 comentários:

Ana de Almeida disse...

se fosse um jogo do benfica logo vias o que era uma torcida a sério!

Juliano disse...

Nã nã nã. O FC do Porto é que é o maior (escuta-se voz do meu "primo" Ricardo Pereira, do Gato Fedorento). Sei que ele é Benfica, como a maioria, mas sou portista.

Legal ver o teu relato. E eu, que ainda nem fui num jogo de futebol aqui na Itália...

Beijo