quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Japão e Romênia

Sempre que assisto a um filme que gosto, penso em escrever sobre e dividir minhas impressões pra ver se alguém as compartilha comigo. O problema é que passados dois ou três dias e entre uma coisa e outra, acabo deixando pra depois e muitas vezes cai no esquecimento. Pois bem, há alguns dias eu conversava com alguns colegas sobre filmes e citei dois que me agradaram muito.

O primeiro é japonês, A Partida (2008), que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado. Eu o vi há alguns meses, em 2009 talvez, mas ainda lembro de ser muito bom. Depois da orquestra em que tocava se desfazer, Daigo (Masahiro Motoki) acaba voltando para a cidade onde cresceu com a esposa. Lá o violoncelista encontra um novo emprego: preparar mortos para o funeral. A princípio pode parecer um trabalho bastante estranho, mas ao longo da película dá pra ver a beleza no ritual. O diretor, Yojiro Takita, tornou um tema tão pesado numa narrativa leve e sutil, com direito a risadas no período em que o personagem ganha experiência no novo ofício.

O outro filme me foi recomendado. É romeno e se chama Casamento Silencioso (2008). A história se passa na Romênia de 1953, quando um casamento é interrompido pelo anúncio da morte de Stalin. O luto nacional de uma semana impede que a festa continue, entretanto os noivos, família e convidados resolvem seguir com a comemoração. Se decidirem assistir, prestem atenção no olhar de uma senhora, um dos mais tristes que já vi. Dirigido por Horatiu Malaele.

Ps: Enquanto escrevo, assisto O Poderoso Chefão (ou O Padrinho para os amigos portugueses). Está na cena do restaurante, o Michael acabou de levantar para ir ao banheiro!!!


3 comentários:

Eu disse...

Fiquei com vontade assistir Casamento Silencioso. Me parece bem interessante.
Beijo.

Anônimo disse...

O Casamento Silencioso não assisti, mas A Partida...
putz...esse é de uma sensibilidade, ao mesmo que é de um estranhamento a nós, ocidentais n oque toca o tratamento dada a morte em cada cultura.
abs!

Fellipe disse...

Oi, que bom que gostou do filme!Pena que o melhor filme romeno(na minha opinião) não tenha saído em dvd, o 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias...outro muito bom lançado em vídeo recentemente é o Polícia, Adjetivo!
Ah, e se tu tivesse visto o Procurando Elly, tenho certeza que o título da postagem seria "Japão, Romênia e Irã"...
Abraço