sábado, 11 de abril de 2009

Filmes

Los Abrazos Rotos, Pedro Almodovar - Bom, mas como disse meu irmão, não mudou minha vida! O que me agrada nos filmes do Almodovar é que parecem filmes familiares, mudam as personagens mas ou atores continuam os mesmos. Parece um sentimento de lealdade para com os seus. O filme se desenvolve em volta de um roteirista e diretor de cinema em acontecimentos atuais e de um passado recente (o que pode lembrar La Mala Educación). Penélope Cruz está muito bem e a pequena participação de Lola Dueñas que além de Volver,também de Almodóvar, foi a Rosa em Mar Adentro, de Alejandro Amenábar. Blanca Portilho, outra figura conhecida dos filmes do roteirista e diretor espanhol me pareceu muito bem. Vale a pena ver.

Gran Torino, Clint Eastwood - Um veterano de guerra mora sozinho e acaba se envolvendo com os vizinhos, imigrantes Hmong (do sudeste da Asia). Apesar da cara carrancuda de Clint na atuação de um velho amargurado e solitário, o filme acaba sendo leve, principalmente pelas personagens Sue e Thao, vividos, respectivamente, por Ahney Her e Bee Vang. Bom filme, mas realmente, acho q não valia o Oscar que Clint tanto queria.

Che (1ª parte), Steven Soderbergh - O filme começa na cidade do México, numa reunião em casa de Fidel sobre os planos de mudanças para Cuba, para então mostrar a consquista da Ilha, concretizada em janeiro de 1959. Trechos da visita de Ernesto "Che" Guevara a sede das Nações Unidas em 1964 completam a narrativa. Excelente orador! Na segunda parte, que ainda não vi, segue o que resta da história do guerrilheiro, até o seu final, na Bolívia. Quero terminar de vê-la.

O Leitor, Stephen Daldry - O drama de um adolescente apaixonado por uma mulher mais velha, se transforma num drama de consciência ainda maior. Uma jovem mulher simples (na maneira de ser e de pensar) julga que cumprir ordens é parte fundamental do seu trabalho e é capaz de assumir uma culpa por vergonha de assumir sua ignorância. O filme é denso, mas capaz de algumas sutilezas, como as fitas com gravação de livros que são enviadas. Kate Winslet mereceu o Oscar de melhor atriz, e Ralph Fiennes faz um ótimo distinto arrependido.

Slumdog Millionaire, Danny Boyle - O indiano mais aclamado de todos os tempos! Jamal Malik, vivido por Dev Patel participa de um programa de perguntas que pode torná-lo milionário, mas a pergunta q alguns se fazem é, como um auxiliar de telemarketing e sem estudo pode saber tantas respostas? A resposta é a vida de Jamal. Excelente filme, incluindo a coreografia!

São os últimos q assisti no cinema. Recomendo todos!

Um comentário:

Raquel disse...

Eu também amei O leitor. É um filme que fala de um amor que transfomou por inteiro a vida e o comportamento de, até então, um adolescente. Ele nunca esqueceu aquela mulher. O marcou para sempre. O tema eticidade inserido no filme também é marcante. O momento mais terno do filme realmente são os das fitas enviadas para o presídio. E outra, oa pernonalidade da personagem é muito importamte de se destacar. Ela se envolve com o "garoto", ela "cumpri ordens", enfim, é uma personagem que foi maravilhosamente representada por Kate.
Sobre "Quem quer ser um milionário" acho que o filme só transmite algo: Que há muito que aprender na vida, fora do mundo acadêmico.
Te indico "Entre os muros da escola", assisto qualquer hora.
Beijo. Adorei teus comentários!!!