domingo, 23 de agosto de 2009

"E o passado é uma roupa que não nos serve mais"

Precisou o Belchior desaparecer pra resolverem falar no grande compositor e músico que ele é. Acabei de ver no Fantástico o "misterioso desaparecimento do artista". Soou tão estranho ouví-los falar de um "cantor da MPB" que fez sucesso há anos atrás, como se a maioria das pessoas não conhecesse o Belchior. Mas depois lembrei q, muitas vezes que me referi a ele, as pessoas que estavam a minha volta, não o conheciam. Que absurdo! Fui ao show dele no Opinião, em 2005 ou 2006, não sei a data exata, mas lembro que adorei! Quase todas as pessoas presentes sabiam as letras e cantavam ao alto e bom tom. Muitas vezes, nesses meses que estive longe do Brasil, me peguei cantanto Apenas um rapaz latino-americano, eu sei, clichê ao extremo, mas a música diz tudo: "Eu sou apenas um rapaz/Latino-Americano/Sem dinheiro no banco/Sem parentes importantes/E vindo do interior/Mas sei que nada é divino/Nada, nada é maravilhoso/Nada, nada é sagrado/Nada, nada é misterioso, não..."
Como ele mesmo disse em Velha roupa colorida, "No presente a mente, o corpo é diferente/E o passado é uma roupa que não nos serve mais", é o que a maioria das pessoas fazem, deixam o passado, o antigo guardado, longe do alcance dos olhos. Essa e Como nossos pais, ambas gravadas pela Elis, estão entre as músicas que mais gosto do Belchior, mas À Palo Seco ainda é a preferida, que ele cantou há poucos anos com os Los Hermanos:

À Palo Seco
(Belchior)

Se você vier me perguntar por onde andei
No tempo em que você sonhava.
De olhos abertos, lhe direi:
- Amigo, eu me desesperava.
Sei que, assim falando, pensas
Que esse desespero é moda em 73.
Mas ando mesmo descontente.
Desesperadamente eu grito em português:2x (bis)

- Tenho vinte e cinco anos de sonho e
De sangue e de América do Sul.
Por força deste destino,
Um tango argentino
Me vai bem melhor que um blues.
Sei, que assim falando, pensas
Que esse desespero é moda em 73.
E eu quero é que esse canto torto,
Feito faca, corte a carne de vocês.(2x)

Nenhum comentário: