segunda-feira, 17 de novembro de 2008

cegueira branca


Depois de ser assistido nos quatro cantos do mundo, Ensaio sobre a Cegueira, filme de Fernando Meirelles, finalmente estreou em Portugal - por acaso, país onde naceu José Saramago, o criador da história - . Esperei porque queria ver o filme no cinema, gosto da tela grande, do som alto e por isso tive que amargar a espera… Eu li o livro do Saramago na época da faculdade e foi perturbador. As cenas que vi sábado à noite estavam guardadas em algum compartimento da minha memória, semelhantes às que criei durante a leitura. É ultrajante ver do que o homem é capaz, desde o isolamentos daqueles que foram contagiados pela cegueira branca ao egoísmo e oportunismo que a cegueira social, aquela realmente nos impede de ver, impõe. Nada novo, que não vejamos todos os dias em todos os lugares e muitas vezes bem próximo. Creio que por essa razão, é ainda mais revoltante. Durante o filme, a Camila me perguntou por que era ela, a mulher, que continuava vendo? Mas como poderia ser outra pessoa, senão ela?!, repondi eu. Gostei muito da atuação da Julianne Moore e do resto.
_________*__________________
Depois de ler Ensaio sobre a cegueira meu interesse pela obra do Saramago ganhou força. A Caverna, O Evangélio Segundo Jesus Cristo, Viagem à Portugal, A História do Cerco de Lisboa, O Homem Duplicado, Intermitências da Morte (e no dia seguinte, ninguém morreu - adoro a maneira como o autor coloca o problema e a sociedade mostra que não sabe como agir! ). Em 2005 ele esteve em Porto Alegre pra dar uma conferência no Fórum Social Mundial, mas justo nesse ano eu resolvi trabalhar no fórum… e perdi. Outro dia, num final de tarde, estava eu num dos muitos mirantes de Lisboa com vista para o Tejo, quando num encontro casual olho para lado e lá está, José Saramago. Estavam fazendo algumas imagens dele e de sua esposa, Pilar. Não cabia fazer papel de tiete, pedir autógrafo e abraçar pra tirar uma foto, até porque nunca tive vocação pra bajulações! Mas também não podia deixar passar!

2 comentários:

Vitão disse...

Viu, eu falei que vc ia gostar de lá!!!hauahuahuaha

Pronto... agora vc não pode mais reclamar que eu nunca comento em seu blog!! ;)

Bjãooo

Anônimo disse...

é Ju...
e a Julianne Moore já está sendo cotada para concorrer ao Oscar de melhor atriz...
beijos!
ps: tomara que este comentário vá desta vez