domingo, 9 de novembro de 2008

desafinada!

Gosto de música. Mas não sei cantar nem tocar. Então, escuto . Sexta fui ver Os desafinados, do Walter Lima Jr. É cult ir a mostra de cinema brasileiro aqui! Os intelectuais lisboetas estavam todos lá, lotando o cinema São Jorge e aplaudiando os atores brasileiros! Já com o resto da nação, o tratamento não é tão vip… mas o importante é que o filme é bonito, foi a melhor definição q encontrei. Ele fala de música brasileira e das décadas ditatoriais de 60 e 70, temas já tantas vezes mostrados e cantados. Esse foi o primeiro pensamento. Logo passou. O filme é despretencioso, leve e talvez por essa razão eu tenha me deixado envolver já nas primeiras imagens e acordes.

Os Desafinados cantavam bossa nova e tentavam participar de um show em New York. Eles tinham uma vida pela frente e a ansiedade juvenil de aproveitar todas as oportunidades que surgissem. A direção musical é de Wagner Tiso, q teve Carinhoso, do Pixinguinha, música que adoro - ainda espero um dia ganhar uma serenata com ela… é só uma sujestão - Copacabana, do Braguinha, Quero você, do Newton Mendonça, Mente pra mim, composta do Tiso para o filme e Caminhos Cruzados de Tom e Newton(Quando um coração que está cansado de sofrer/Encontra um coração também cansado de sofrer/É tempo de se pensar,/Que o amor pode de repente chegar). E teve cena de beijo com trilha sonora de beijo.

Não foi saudosismo, gostei mesmo de como a história foi contada. No final da sessão o público aplaudiu, espero que não tenha sido pela presença do diretor e de um dos atores, mas porque eles também viram aquilo q eu vi. Ah, o único problema foi um cara de Brasília, sentado na minha frente, q todas as vezes q falaram na cidade dele – e foram algumas, já q a nova capital acabara de ser inaugurada no filme – a pessoa levantava a mão e se mexia de um lado pro outro!

ps: depois do filme teve bossa nova no são jorge!

Nenhum comentário: