sexta-feira, 14 de novembro de 2008

na confeitaria...


Não sei sobre o q escrever hoje… essa semana li no meu horóscopo (prazer, aquariana) q todas as portas iriam se abrir, que a fase está ótima! Nessas horas é bom acreditar em coisas esotéricas, no oculto, naquilo que acontece porque tem q acontecer! Assim, ao simples toque de uma varinha de condão! Enfim, abri a janela mesmo, pra sentir o vento gelado no rosto. Depois fechei porque fazia frio.

Falando em janela, estava assistindo a um filme no qual os atores citam alguns trechos de Tabacaria, do Pessoa. Resolvi ler o poema, mais uma vez, na íntegra. Os primeiros versos me descrevem com uma veracidade impressionante: Não sou nada/ Nunca serei nada/Não posso querer se nada/ À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Não é nada original se ver descrito pelo Pessoa, mas nunca me disse genial!

A segunda estrofe, fala das Janelas do meu quarto,/Do meu quarto e de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é. Essa semana comecei num emprego novo. O que eu faço não vem ao caso, mas passo a tarde sentada diante de uma janela que me permite ver um prédio onde outras tantas pessoas trabalham, fumam, caminham, comem…e ao final do dia as luzes vão se apagando, como se fosse o final da história de cada uma daquelas janelas; que recomeça na manhã seguinte.

Bom, agora chego na parte em que diz do meu dia: Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade/(…) Estou hoje perplexo como quem pensou e achou e esqueceu. Mas o dia já passou, e fico com a parte em que esqueci. Prefiro acreditar que O mundo é para quem nasce para o conquistar/ e não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.

Para queles que gostam de poesia, leiam Tabacaria! E permitam-se identificar, contestar ou apenas contemplar o texto. É só uma recomendação. Bom, pra terminar o trecho que mais gosto, por razões óbvias:

(Come chocolates, pequena;
come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria. (…)

2 comentários:

Gustavo Jaime disse...

E ainda como diria Pessoa (uma das várias coisas fenomenais dele), pra completar o que escreveste:

"Uns governam o mundo; outros são o mundo."

Beijos e bom fim de semana!
(Melhoras. Eu tb piorei)

Anônimo disse...

eu tb gosto desse poema... e q bom q as tuas janelas se abriram... queria tt q as minhas se abrissem tb! pfff vemo-nos hj!