sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

do latim burrus...

Odeio burocracia. É muito chato ter q lidar com mil papéis e leis e regras q ficam muito pior nas mãos de alguém que não está muito disposto a facilitar. Essa é outra coisa que odeio, pessoas que utilizam-se de um pretenso poder para julgarem-se mais importantes que os demais! Enfim, o fato é, vida de imigrante é repleta de burocracias! A cada renovação de visto é um documento a mais e pra se conseguir esse tal documento é sempre uma dor de cabeça! E o tal consulado q deveria ajudar, nem sempre é como precisamos.
Meu novo problema é: preciso de um novo passaporte, a dificuldade é: não votei nas últimas eleições, claro eu estava em Lisboa! Dificuldade 2, eu tinha 60 dias pra justificar, mas claro q não lembrei disso, já que eu sabia que posso fazer isso quando voltar para o Brasil. Agora, não posso renovar o passaporte sem a quitação eleitoral e não posso mais justificar pq o perdi o prazo! Acho q vou ter q ficar morando aqui pra sempre, pq sem passaporte não volto pra casa e o TSE não prevê q alguém possa precisar fazer a droga da justificativa depois dos tais 60 dias! Lógica difícil essa, não?! Então pra quem está no Brasil e sente saudades, eu sinto em informar que estou fadada a passar o resto dos meus dias em solo lusitano!
O mais divertido vai ser se complicarem pra renovar meu visto, como aconteceu no ano passado, daí eu vou ser uma ilegal em terra estrangeira e sem poder voltar pro país de origem! Bom, eu posso ser deportada, é verdade! Essa é a minha chance! Ai….vida de imigrante cansa, e olha que eu só vim fazer um mestrado, imagina a vida da galera que vem pra ficar, pra trabalhar, sem “documentos”, sem saber, sem conhecer. Deve ser bem pior!

2 comentários:

Gustavo Jaime disse...

Caspita! É cada uma que inventam. O lema parece ser: pra que facilitar se a gente pode complicar? A todo momento criam situações pra nos meter numa "saia curta". Ótimo, ótimo... e o consulado é o M.Sabala da diplomacia: ou seja, mera figura de enfeite!

Escrevi um dia sobre burocracia. Veja: "Burocracia. Abomino essa merda. Tudo que leva carimbo e assinatura, seja necessário reconhecer firma e autenticar, anotar número de protocolo, retornar em tantos dias úteis, esperar a senha apitar... tudo com papéis timbrados e documentos fotocopiados me enfastia. Acho que foi Quintana – certamente foi o gaúcho Mario Quintana – quem escreveu: “O bom das filas é nos convencerem de que afinal esta pobre vida não é tão curta quanto dizem”. A burocracia faz retardar algo já tão curto.

Os que vão defender a lentidão sumam neste ínterim. Não preciso de argumentos medíocres e óbvios. Tenho-os arraigado pelo tempo em que observo e transito pelo sistema. Essa burocracia mesquinha e insolúvel tende a ser sempre o início – ou o fim – de qualquer coisa. Sempre retorna."

Anônimo disse...

max weber é o culpado!!!!!Beijos.